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ALONGAMENTO P/ SURF


 



Vai Varrer 


 


 


 


Você surfista lembra daquele caldo?Com certeza você tem alguma história de caldo (vaca) ou algum sufoco que você passou no mar. E o pulmão! Quando estamos em baixo d’água o que mais precisamos é calma e muito fôlego... Nessa edição iremos falar um pouco sobre a apnéia do surf,e exercícios respiratórios, os quais você poderá fazer para poder agüentar aquela vaca ou uma arrebentação  forte naqueles mares de inverno. A função  do pulmão é fazer as trocas gasosas, mandando oxigênio (O2) para os tecidos e eliminando o  gás carbônico(CO2), o sangue chega através de capilares até os alvéolos, que irão fazer as trocas gasosas.O sangue é levado pela a hemglobina das hemácias  até o tecido muscular. 



Praia de Maresias  2008 


 Apnéia


A apnéia é a suspensão da respiração por alguns instantes. Algumas pessoas sofrem de apnéia do sono, parada da respiração durante o sono, o que perturba a qualidade do sono, provocando sonolência diurna.  No surf  a apnéia acontece quando levamos um caldo e prendemos o maximo de ar nos pulmões, que é a mais antiga  técnica de mergulho . Quem nesse momento nunca pensou em ser um peixe? A sensação é desagradável , mas com exercícios  respiratórios e exercícios de hiperventilação  você pode preparar seu corpo para receber mais O2, oxigenando mais os músculos e diminuindo a fadiga.


Hiperventilação


A técnica de hiperventilação consiste em respirar rápido e superficialmente por cerca de 20 a 30 segundos,permitindo que grande quantidade de CO2 seja eliminado do corpo, reduzindo seus níveis no sangue, diminuindo a vontade de respirar. Isso ocorre porque o sistema de alerta do organismo é desencadeado na hora do caldo, devido ao aumento da adrenalina, e a ansiedade o corpo age como forma de proteção diminuindo os níveis de CO2 alertando o centro respiratório.Aprenda  alguns exercícios para aumentar sua capacidade pulmonar e poder agüentar mais tempo em baixo d’água(Figuras 1,2,3,4). Siga as orientações e  pratique esporte. Surf é saúde, boas ondas!                                                                                 



Figura 1 


 


                           Na posição de gatas expire e contraia o abdome, curvando a coluna para cima,inspire e dilate o abdome  mantendo a posição da coluna , quadril e as coxas a 90° graus.      


 



Figura 2


Ainda na mesma posição alongue os braços à frente mantendo o troco próximo ao chão, inspire e contraia o abdome voltando a posição inicial de gatas. repetir 15vezes .


 


Figura 3


1 Nesta posição agora faça um padrão de soluços inspiratórios (Pvsi). Inspire gradativa e lentamente até o pulmão se encher de ar, e expire contraindo o abdome 2 Nesta outra posição com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça puxe o ar gradativamente em 3 inspirações ate o pulmão encher totalmente de ar  e novamente contaria o abdome fazendo um barrigão. 

 



 Figura 43


 Nesta posição  com as pernas flexionadas e braços ao lado do corpo, inspire pelo nariz inflando o abdome, e expire pela boca  semicerrada contraindo o abdome . Repita o exercício 10 vezes. Gradativamente aumente o tempo de saída do ar dos pulmões.


 Nota


 Figuras retiradas do livro surf&Saude de Joel Steinman PP 251-253                                                                          


Carlos Eduardo do Amaral                                                                        


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